La perfección no es cosa pequeña, pero está hecha de pequeñas cosas. Miguel Ángel Buonarroti
artistasdelatierra.com
Blog COMO COMPRAR OBRAS DE ARTE - Nicéas Romeo Zanchett Romeo
Facebook   Technorati
Usuario: romeo
País: Brasil
Miembro desde:
2008-07-15
Web personal













Nicéas Romeo Zanchett Romeo

COMO COMPRAR OBRAS DE ARTE

29 de Julio del 2008 a las 02:36:07 0 llegit (438)

A obra de arte pode ter um valor financeiro como um imóvel, uma ação da bolsa de valores ou outro bem de valor e muitos adquirem como investimento. No último ano a Christies faturou mais de seis bilhões de euros em seus leilões. isto vem demonstrar  que o mercado de arte está aquecido, provavelmente pela insegurança no mercado de ações americano em virtude dos problemas financeiros com grandes empresas daquele país. Em momentos como este o mercado de arte é um refúgio seguro para os investidores.
Muitos adquirem como prova de distinção social, para exibi-los aos amigos. Não me cabe julgá-los, mas apenas constatar o fato e torcer para que, o que hoje é apenas um exibicionismo social, se torne paixão duradoura pela arte.
O comprador de arte deve ter em mente os diversos fatores que determinam o real valor de uma obra.
AUTORIA -  Quem é o autor? Trata-se de obra típica desse autor? Pertence a uma fase ou momento esteticamente importante de sua evolução artística?  Certos artistas tornan-se célebres em razão de determinado tema ou motivo. O pintor brasileiro Pancetti, por exemplo, era marinhista e, portanto suas marinhas têm mais valor, do ponto de vista financeiro.
QUALIDADE -  Trata-se de obra importante do autor? Qual a sua qualidade, em relação a outras do mesmo autor?
Nenhum artista, por mais famoso que seja, terá produzido apenas obras primas. Há que se fixar o melhor e o pior de sua produção e estabelecer ainda os diversos marcos que se colocam entre esses dois extremos. O preço variará muito, dentro de certos limites, segundo a menor ou maior qualidade da obra.
QUANTIDADE - Qual a situação do mercado de arte em relação às obras do autor? Há mais oferta ou mais procura? O preço de uma obra deverá estar na razão direta de sua qualidade e na inversa de sua quantidade. Uma produção abundante, se não controlada por um hábil "marchand", determinará fatalmente a banalização dos preços. Por outro lado, uma produção por demais escassa terminará por colocar seu autor fora do mercado.
TEMAS E DIMENSÕES - Muitas vezes, obras de artistas bem cotados e com excelente qualidade atingem baixo preço, devido a seu tema ou às suas dimensões. Por exemplo, uma obra com o tamanho da "Batalha de Guararapes" ou do tamanho de uma caixa de fósforos será sempre de difícil vendagem. 
Lembre-se das palavras de Protágoras - "O homem é a medida de todas as coisas".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA OBRA - Quanto melhor o estado de conservação, maior o preço. Uma obra já restaurada valerá menos que outra íntegra. O estado de conservação de uma obra geralmente é classificado em A (excelente), B (bom), C (danificado) e D (arruinado).Pequenas restaurações executadas por um profissional consciencioso e capaz não diminuem, a rigor, o preço. É preciso tomar muito cuidado com falsos restauradores que, infelizmente, no Brasil existem muitos.
PEDIGREE DA OBRA - SUA HISTÓRIA - O grau de autenticidade de uma obra é muito importante para se estabelecer seu valor. Seu pedigree é aferido pelas exposições em que tomou parte, nos livros e revistas em que foi citada ou reproduzida, nas coleções a que pertenceu, nos museus em que foi exibida e asim por diante.
.
NOTA; Dedico estas informações à memória do meu mestre e saudoso amigo Jorge Beltrão que sempre me dava orientações artísticas e exigia que eu tomasse nota de cadadetalhe. Para quem não o conheceu, Jorge foi um dos maiores marchands que o Brasil já teve. Foi fundador e proprietário da Montmartre Gallery no Rio de Janeiro onde fui diretor.
Nicéas Romeo Zanchett - escultor 
http://www.artmajeur.com/niceasromeozanchett

http://www.maerz.com.br - Museu de Arte Erótica.
http://www.pintoresdorio.com - artistas que pintaram a cidade do Rio de Janeiro.




Debes registrar-te

Si ya estás registrado como usuario en artistasdelatierra.com accede a tu cuenta, gracias


  Versión beta





© Artistas y arte. Artistas de la tierra 2006-2007
Las mejores obras del Mundo - Promociona gratis tus obras de arte
Artistas y arte. Artistas de la tierra creado_para
Condiciones de uso - Política de protección de datos

Artistas y arte. Artistas de la tierra