Militao dos Santos Militao
Blog ARTE NAÏF - Militao dos Santos Militao en artistasdelatierra.com


Facebook   Technorati




Usuario: Militao-
País: Brasil
Miembro desde:
2009-12-12
Web personal




artistasdelatierra.com:

ARTE NAÏF

02 de Octubre del 2016 a las 12:06:05 0 Leído (745)

PRIMITIVO, INGÊNUO E ESPONTÃNEO, ENTRE OUTRAS DESIGNAÇÓES, O NAÏF É, SOBRETUDO, CARACTERIZADO PELA VISÃO LEVE E ENCANTADA DA VIDA.

Sob um céu azul, a cidadezinha acorda radiante. Rio, ponte, igreja, pássaros, pessoas, tudo brilha a luz de um sol tropical. As árvores têm cores vibrantes, saltam aos olhos em pequeninas pinceladas, como pontinhos multicoloridos. Até parecem fogos de artifício estourando em noite de São João. O clima aparenta tranquilidade e bem estar. A cena descrita pertence ao universo retratado pelo artista pernambucano Militão dos Santos. Ela sintetiza bem o espírito da arte naïf brasileira. Existem muitas formas de pintura primitiva ou esportânea. E, embora não haja regras, quase todas expressam o que está nos quadros de Militão: um mundo ideal, distante de problemas. Se a realidade alimenta essas criações, revela-se muito mais bonita e feliz na tela que na vida.
“Ver a beleza simples do cotidiano e expressá-la na pintura é compartilhar as expressões alegras da vida é ser livre e ser criança sem barreira ou limite, em que tudo é possível”, atesta Militão. É assim que muitos artistas veem o mundo. Há sempre um pouco de tinta para tirar da imaginação um motivo capaz de mostrar que a existência pode ser mais simples e doce. Pode ser um sonho, uma lembrança pueril, uma festa ou mesmo um fato recente. “É um mundo florido, no sentido metafórico. O naïf é como um nicho utópico na arte e mantém a realidade como um casulo”, observa Maria do Carmo Nino, Professora do departamento de Teoria da Arte da UFPE.

Reportagem Revista Continete – Arte Visuais – 29 de abril de 2011.




Debes registrar-te

Si ya estás registrado como usuario en artistasdelatierra.com accede a tu cuenta, gracias








La perfección no es cosa pequeña, pero está hecha de pequeñas cosas. Miguel Ángel Buonarroti

© Artistas y arte. Artistas de la tierra 2006-2007
Las mejores obras del Mundo - Promociona gratis tus obras de arte
Artistas y arte. Artistas de la tierra ha sido creado para ser una herramienta al servicio de los artistas de la Tierra
Condiciones de uso - Política de protección de datos

Artistas y arte. Artistas de la tierra