Ulysses Teixeira ( ulyssesteixeira )
Entrevista Ulysses Teixeira ( ulyssesteixeira ) en artistasdelatierra.com


Facebook   Technorati




Usuario: uteixeira
País: Brasil
Miembro desde:
2007-11-15
Web personal

Ulysses Teixeira ( ulyssesteixeira )

Nascido em União da Vitória, Paraná, em 06 de setembro de 1959.

Sou formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com Licenciatura em Desenho e Bacharel em Pintura.1985. Atualmente moro em Curitiba. Curriculum Vitae ( Reduzido ) -EXPOSIÇÕES COLETIVAS " 26º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS PARA NOVOS " União da Vitória Pr 1982 " JOVEM ARTE SUL-AMÉRICA BRASIL-SUL " Florianópolis - Sc 1982 " MOSTRA DO MINI-QUADRO " Curitiba - Pr 1982 " ALUNOS DA EMBAP " Curitiba - Pr 1982 " 27º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS PARA NOVOS " Telêmaco Borba - Pr 1983 " II JOVEM ARTE SUL AMÉRICA BRASIL-SUL " Porto Alegre - RS 1983 " V MOSTRA DO DESENHO BRASILEIRO " Curitiba - Pr 1983 " A GRANDE PITONISA " Curitiba - Pr 1985 " VII MOSTRA DO DESENHO BRASILEIRO " Curitiba - Pr 1986 " CASA ROMÁRIO MARTINS " Curitiba - Pr 1987 " XX SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DA PRIMAVERA " Curitiba - Pr 1987 " MUSEU GUIDO VIARO " Curitiba - Pr 1987 " FAFI - FACULDADE DE FILOSOFIA " União da Vitória - Pr 1988 " TRÊS " Curitiba - Pr 1988 " CIDADE DE GUARAPUAVA " Guarapuava- Pr 1988 " UNIÃO DA VITÓRIA " União da Vitória - Pr 1989 " CURITIBA ARTE 6 " Curitiba - Pr 1990 " CURITIBA ARTE 7 " Curitiba Pr 1991 EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS " SESC DA ESQUINA " Curitiba - Pr " APAP - ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DO PARANÁ " Curitiba - Pr " PORTAL PLAZA SHOPPING " Curitiba - Pr 2004 PRÊMIO NACIONAL Salão Nacional " CURITIBA ARTE 6 " Prêmio de Viagem

- Por que eres o te sientes artista?
- Bem...acho que a palavra certa é recriar. Procuro sempre o novo, o inusitado. Transformo a realidade e procuro sempre novas formas de mostrar o que realmente penso e sinto. Mas tudo está no poder da Recriação. Em se pegar a realidade e em transformá-la. Isto faz de mim, um artista.

- ¿Cómo emerge tu creatividad?
- Bem. Fiquei muito conhecido pelo Tema que desenvolvo que são as Enchentes. Minha cidade natal, União da Vitória, sempre foi assolada por grandes enchentes. Tive necessidade de expressar-me. Fui chamado de “ Bosch Tropicalista e Paranista “, pela crítica de arte e professora de História da Arte Adalice Araújo, que traçou um paralelo entre o meu trabalho e o trabalho desse gênio da pintura. A minha criatividade está asociada a minha imaginação. Imagino cenas da água, de casas e pessoas, animais e outras coisas, naufragadas, afundadas. Crio situações em que peixes e homens estão vivendo neste mundo de águas profundas. Sereias e Tritões, seguindo suas vidas normais. Por isto recorro, muitas vezes, a figuras nuas. E vou construindo minhas cenas, como num grande teatro, sempre imaginando o fundo de um rio ou lago.

-Qual o quadro que nunca venderia?
- Um quadro que não se prestasse ao papel somente de decorar um ambiente, um apartamento ou uma casa de luxo. Um quadro que respirasse ofegante. Que tivesse uma personalidade tão forte que sacudisse o mundo e pregasse a paz entre os homens. Um quadro que gritasse mais alto e mais forte que o “ Grito “ de Munch e que fosse visto de todos os cantos e que tivesse uma voz que ecoasse por todos os vales e cidades. Ainda não pude pintá-lo, pois me falta talento para isto. Talvez um dia alguém consiga ou eu mesmo...quem sabe? Este eu não venderia. Eu o doaria à humanidade, como um símbolo de alguém que viveu e que sofreu vendo tantas injustiças e maldades.

- 3 artistas
- Picasso Salvador Dali Francis Bacon

- ¿Que opinión te merece el mercado del arte?
- O Mercado sempre foi algo complicado. E hoje em dia parece que está um pouco pior. Parece que o Mercado valoriza mais o Artista do que sua obra. Criam-se, em muitos lugares, escritórios de marketing para elevar o nome do artista.Depois que se torna conhecido, deixa de lado, muitas vezes até sua técnica, e passa a fazer " qualquer coisa ", pois já têm um " nome " no mercado. Acho isso muito errado.


- ¿Que opinión te merece artistasdelatierra.com?
Fantástico! Não encontro outro têrmo. Obrigado à todos os idealizadores desse site, pela visão de eternidade que a arte merece e pelo congraçamento que proporcionam à todos nós, ARTISTAS DA TERRA.

Publicidad




La perfección no es cosa pequeña, pero está hecha de pequeñas cosas. Miguel Ángel Buonarroti

© Artistas y arte. Artistas de la tierra 2006-2007
Las mejores obras del Mundo - Promociona gratis tus obras de arte
Artistas y arte. Artistas de la tierra creado_para
Condiciones de uso - Política de protección de datos

Artistas y arte. Artistas de la tierra